PDA

Ver Versão Completa : Como aumentar a IMAGEM de SORTEIO e a de IMAGEM de PONTUAÇÃO do psrockola?

sr p
08/01/2015, 19:27
Com o intuito de melhorar o visual do sorteio da pontuação dos karaokês do PsRockola,estou querendo aumentar a imagem que originalmente está em:

BGCal.bmp (imagem de sorteio)=550 X 300

Digits.bmp (imagem da pontuação)=690 X 99

Eu queria colocar a BGCal.bmp para 1024 X 768 e a Digits.bmp em uma proporção que se possa ter uma visão maior dos números. Sei que não é só alterar a imagem diretamente e sim em algum local determinado do programa. Eu suponho que seja no mesmo local que alterei a imagem de publicidade que é esse caminho:

\PsRockola 4.4\Mascaras\(Skin_Utilizada)\Main.dib

Mas as linhas ainda são desconhecidas para mim.

*As imagens a se ampliar são as seguintes:

BGCal.bmp:

http://i67.photobucket.com/albums/h304/paulofliper/BGCal_zpsed738f6a.png

Digits.bmp:

http://i67.photobucket.com/albums/h304/paulofliper/Digits_zpse501698c.png

Eu já até personalizei essas imagens acima (substitui) e + alguns detalhes do programa mas isso seria muito bom !!!!

Fico esperando a colaboração e a ajuda de todos. Obrigado.

Sandro_Alves
08/01/2015, 20:09
sr p, como vc não entende de programação vou tentar te explicar de maneira simples como funciona um "programa compilado/lacrado" e um "programa codigo fonte aberto".
Assim vc vai entender o quanto é complicado esses pedidos que vc faz.
Pensa em uma receita de bolo: 6 ovos, 1kg de farinha, 100g de canela em pó, etc. Misturo tudo e faço o bolo.
Aí vc me pede: "Poderia ser com 50g de canela???" depois do bolo já pronto. Como vou reduzir a quantidade??

Programaçao é a mesma coisa. se vc tem somente o exe lacrado do programa fica complicado fazer alterações.
Mudar uma cor, verificar o conteudo de uma variavel, alterar dimensoes de um controle, etc...
Se eu tenho o código fonte é super simples. eu tenho acesso a tudo. Faço a alteração (50g de canela) e compilo de novo gerando um novo "bolo"

Quando se faz um programa tudo que pode ser personalizado, geralmente o programador cria um "config.ini" externo ao EXE principal lacrado.
Assim ele garante o sigilo do seu codigo fonte, mas tambem deixa opções para o usuario.
Essas opçoes o codigo fonte esta preparado para receber e mesmo assim ele explica como proceder as alterações.
Qualquer coisa alem disso, já implica em alterar o exe original e compilar novamente.

Tudo que vc conseguiu mudar ate agora para melhorar o seu programa só foi possivel porque as alterações estavam em um "arquivo externo".
Alterações desse tipo pode atrapalhar o funcionamento do programa, pois vc não sabe o que o programador escreveu no codigo interno.
Analise que ele divide essa figura para ter os algarismos separados. Aí ele pega 10 pedaços de 10 pixeis cada em uma figura de 100 pixeis.
Aí alguem altera a figura. Pronto fudeu. O codigo não foi feito pensando nisso e vai gerar erro ou mau funcionamento.

Não estou dizendo que não é possivel. Só estou tentando te mostrar uma visão "mais programador e menos usuario."
Se tem ADVMenu personalizado é porque é codigo livre. Alguem altera o original e compila novamente.
Se tem MAME direct isso, nonag aquilo... é porque se tem codigo aberto.
Alterar programa já compilado, é complicado. Mas quem não entende pede o favor achando que é um favorzinho e não é.
Não estou criticando, quero apenas te mostrar o outro lado da moeda.

sr p
08/01/2015, 21:58
Eu juro que essa será a minha última tentativa de eu TENTAR me entender com vc ! De fato não tenho nada contra vc mas a sua forma de comentar,no meu modo de pensar,é ofensivo,exibido,prepotente,resrespeitador e desqualificador !!!

Mas vamos lá:

como vc não entende de programação vou tentar te explicar de maneira simples como funciona um "programa compilado/lacrado" e um "programa codigo fonte aberto".
Assim vc vai entender o quanto é complicado esses pedidos que vc faz.
Pensa em uma receita de bolo: 6 ovos, 1kg de farinha, 100g de canela em pó, etc. Misturo tudo e faço o bolo.
Aí vc me pede: "Poderia ser com 50g de canela???" depois do bolo já pronto. Como vou reduzir a quantidade??

Comentário a parte: Sem entender de programação,eu me sinto como se me faltasse algum membro do corpo pois se eu soubesse o que vc sabe...NOSSA !!! Minhas possibilidades seriam imensas ! Desenvolveria muito mais o meu trabalho !

Concordo com algumas coisas e sei muito bem do exemplo que vc citou (fazer um bolo,feijão,torta,etc...) apesar de não saber de programação (AutoIt,etc...). O fato de não sacar a prática não quer dizer que vc não tenha uma noção básica. Agora o que vc não consegue entender é que o PsRockola PERMITE algumas modificações externas dentro do pacote do programa. Aí vc diz: Qual por exemplo ? A tela de publicidade eu modifiquei ao meu interesse ! Esse é apenas um exemplo. No post #1 eu tmb amostrei um caminho para algumas mudanças (que ainda não sei se posso fazer) . Vc deveria ver o meu PsRockola e assim mudaria de opinião !

Tudo que vc conseguiu mudar ate agora para melhorar o seu programa só foi possivel porque as alterações estavam em um "arquivo externo".
Alterações desse tipo pode atrapalhar o funcionamento do programa, pois vc não sabe o que o programador escreveu no codigo interno.
Analise que ele divide essa figura para ter os algarismos separados. Aí ele pega 10 pedaços de 10 pixeis cada em uma figura de 100 pixeis.
Aí alguem altera a figura. Pronto fudeu. O codigo não foi feito pensando nisso e vai gerar erro ou mau funcionamento.

Mau funcionamento ??? A mais de 1 ano com essas máquinas na rua não te diz nada em relação a má funcionamento ? Eu estou no campo da prática e não dentro de AP,fundo de quintal ou algo !!! Mas repito: A MAIS DE 1 ANO COM ESSE PROGRAMA ALTERADO ! O engraçado é que vc sempre vem com o seu comentário desqualificador do tipo "São apenas 2 programas free","adaptação",blá,blá,blá...Bom,não tenho o seu conhecimento e estudo nesse assunto (programação) e admiro muito a sua habilidade mas como AINDA eu não o tenho,sempre dou o meu jeito e te digo: estou indo muito bem,obrigado !

Eu até acredito que vc até tenha vontade em querer me orientar mas acho que seu ego e outras coisas mais falam mais alto do que a boa vontade em realmente ajudar !

Como já fiz algumas mudanças,será que vc permite eu tentar fazer o que pretendo ? Obrigado. Quando não houver possibilidades,aí eu desisto !

Resumindo para não criar um livro: Algumas coisas que vc disse no seu post eu concordo e o que não concordei,te dei exemplo.

Caso eu ache que seus posts continuem sendo ofensivos,não responderei mais.

Sandro_Alves
08/01/2015, 22:40
sr p, eu não disse nada demais. quando citei que vc não manja, apenas repeti o que vc mesmo diz varias vezes. nao foi para desmerecer.

cara alteraçoes possiveis, não estariam em arquivos .dib.
Estaria na cara, em arquivo .ini e explicado em manual como proceder as mudanças.
Tudo que vc fez, foi podemos dizer, "contra vontade do programador".
Um belo exemplo aconteceu esses dias onde um usuario removeu uma "frase da tela".
O que ele fez foi a famosa "gambiarra inteligente", ele moveu as coordenadas x,y do controle tirando ele da tela (campo de visão). Posso chamar isso de alteração permitida?
claro que não. Com codigo fonte ele poderia "REMOVER LITERALMENTE" o controle.
Portanto essas alterações que vc diz PERMITIR, na minha opiniao são pessoas espertas que ta dando o famoso jeitinho brasileiro. E não tiro o merito.

O joaocadaval por exemplo para fazer a adaptação usou os recursos que tinha na mão para conseguir as info necessaria para o script fucionar.
Como saber a nota que foi sorteada? ele usou endereço de memoria
Como saber se tem lista de espera? ele estudou o programa e descobriu que ele salva a lista em um txt. ele analisa esse arquivo.

É isso que quero te mostrar. o cara que ta fazendo a adaptação tem que "queimar neuronios" para encontrar essas soluções alternativas.

Não disse nada demais, qualquer pessoa que entenda o minimo de programação concordaria em 100% de tudo que escrevi.
Inclusive a parte do "mau funcionamento". Não disse que isso acontece com a atual situação do seu programa.
Disse que esse negocio de mexe aqui, mexe ali, sem conhecer o codigo fonte interno do exe pode fazer com que aconteça bugs.

sr p
08/01/2015, 23:24
Eu gostei das respostas. Foram construtivas.

eu não disse nada demais. quando citei que vc não manja, apenas repeti o que vc mesmo diz varias vezes. nao foi para desmerecer.

Não disse o que disse de vc por causa do que disse agora e sim por quase todos os posts que vc responde. Isso que vc disse é realmente um fato concreto: Não sei mesmo ! Pode ficar tranquilo que isso não foi a razão e nem me sinto ofendido com isso.

cara alteraçoes possiveis, não estariam em arquivos .dib.

Como não ????? Eu fiz o que disse que fiz com o tal arquivo !!! E fiz outras coisas !!! E olha que esse arquivo é 'original de fábrica' hein !!!! Pergunta para quem conhece do programa.

Um belo exemplo aconteceu esses dias onde um usuario removeu uma "frase da tela"...

Eu fiz isso tmb por não querer que o nome do programa aparecesse e o 'cliente' não ficasse me perguntando o que significa ! No mesmo arquivo citado acima.

O que ele fez foi a famosa "gambiarra inteligente", ele moveu as coordenadas x,y do controle tirando ele da tela (campo de visão). Posso chamar isso de alteração permitida?

Fiz isso somente mudando o código da cor ! Fundo preto e letras em branco = 255,255,255 e mudei as letras para 0,0,0 (preto) !!! Só isso !

claro que não. Com codigo fonte ele poderia "REMOVER LITERALMENTE" o controle.
Portanto essas alterações que vc diz PERMITIR, na minha opiniao são pessoas espertas que ta dando o famoso jeitinho brasileiro. E não tiro o merito.

Concordo que com o código em mãos vc faria a retirada dele e de outras coisas com perfeição. E nesse ponto é que concordei com vc. Se é 'gambiarra' ou não,nem sei dizer mas se vc pode fazer algo que te satisfaça e que vc não tem o código-fonte (script,source) e que tmb não saiba programar,(tudo que disse se refere a mim) eu acho válido ! Só tem um problema: Teste bastante no laboratório e depois terá que fazer o teste absoluto: TESTE DE 'RUA'.

O joaocadaval por exemplo para fazer a adaptação usou os recursos que tinha na mão para conseguir as info necessaria para o script fucionar.
Como saber a nota que foi sorteada? ele usou endereço de memoria
Como saber se tem lista de espera? ele estudou o programa e descobriu que ele salva a lista em um txt. ele analisa esse arquivo.

É isso que quero te mostrar. o cara que ta fazendo a adaptação tem que "queimar neuronios" para encontrar essas soluções alternativas. EM CIMA DE UM PROGRAMA SEM SOURCE,FECHADO.

Entendo muito bem tudo que disse e por mais que vc não acredite,sei muito bem aonde ele achou os subterfúgios para fazer o script trabalhar em cima de um programa fechado. Estou tentando aprender isso !

Não disse nada demais, qualquer pessoa que entenda o minimo de programação concordaria em 100% de tudo que escrevi.
Inclusive a parte do "mau funcionamento". Não disse que isso acontece com a atual situação do seu programa.
Disse que esse negocio de mexe aqui, mexe ali, sem conhecer o codigo fonte interno do exe pode fazer com que aconteça bugs.

Como qualquer alteração que se faça,deve existir o teste para descobrir se acontecerá algum bug com o tempo de uso da máquina. Realmente no meu caso não acontece erros ou má funcionamento,posso te garantir isso pela felicidade dos meus filhos (2) que dependem dessas máquinas para continuar estudando,se alimentando,estarem saudáveis,etc...Se quem sabe do metiê e concordaria com vc 100% (em tudo)....Tudo bem. Então não posso votar pois não sou estudado nesse assunto e então não vou discutir isso ! Enquanto não sei programar (por enquanto) e ainda precisar de algo,vou continuar na minha luta até eu achar que não há possibilidades.

OBS: O script que tenho não foi feito pelo joaocadaval ! É só para vc saber pois no outro tópico,vc achou isso !

Acho que agora foi melhor a conversa.

Sandro_Alves
08/01/2015, 23:59
O que eu quero mostrar sobre o .dib é que ele não esta lá para um "usuario comum" mexer. Por isso não considero o termo usado "alterações permitidas".
Para mexer lá tem que ser "malandro", exige um pouco de conhecimento e muito cuidado. Por isso digo que as alterações são contra a vontade do programador.
Ele não deixou aquele arquivo lá para usuario comum mexer. É tambem no dib não tem tudo, algumas coisas se consegue alterar.

Quando vc disponibiliza as opções de customização de proposito, o mais comum é usar um txt ou ini e uma linguagem mais facil de entender.
Tudo vai estar claro. coisa que não acontece no dib.
Muitos programadores fazem melhor ainda. cria uma tela de opções envitando o usuario leigo acesse diretamente o config.ini e faça besteiras.

Entendo que quanto mais ajustar o programa é melhor para vc.

mutleey
09/01/2015, 00:16
Consegui aumentar quase tudo falta achar a configuração do quadro, aumentei a imagem dos numeros mais o quadro ainda não achei.

http://www.4shared.com/zip/qEhIB2_xba/psrockola44.html?

sr p
09/01/2015, 00:23
Ele não deixou aquele arquivo lá para usuario comum mexer.

Bom,sei que eu 'futuco direto' com o intuito de faze-lo ficar mais funcional que eu puder para minha necessidade.

E tambem no dib não tem tudo, algumas coisas se consegue alterar.

Eu acho isso tmb. Espero que tenha as linhas necessárias para que eu possa fazer o que quero.

Entendo que quanto mais ajustar o programa é melhor para vc.

Por isso é que criei o tópico achando que pelo .dib (talvez) possa fazer o que desejo. Só quero que a pontuação fique maior para que os cantores possam enxergar melhor ! Somente isso ! Mas caso isso não possa ser feito,tudo bem. Tenho feito algumas coisas nele para melhorar em cima do que desejo !

Quem sabe alguém que entenda mexer no .dib para que eu possa fazer a alteração ? Vou ficar no aguardo.

mutleey

Consegui aumentar quase tudo falta achar a configuração do quadro, aumentei a imagem dos numeros mais o quadro ainda não achei.

http://www.4shared.com/zip/qEhIB2_xba/psrockola44.html?

Poxa cara,já é alguma coisa !!! Valeu mesmo ! Quem sabe se talvez possa até criar as linhas e não só alterá-las ? Mas de qualquer forma,muito obrigado !!! UP para vc !

EDITADO (00:37): Cara,posso te perguntar como vc fez isso ??????? Quase enquadrou em 1024 X 768 !!!! Falta pouquíssimo ! Mas do jeito que fez já melhorou muito ! Vc fez no próprio executável ???? Estou muito curioso...........

mutleey
09/01/2015, 00:52
sim no executavel, usa um editor exadecimal.

sr p
09/01/2015, 01:25

Ficou muito show o tamanho da BGCal.bmp !!! Mas ainda não está em fullscreen (1024 X768) !!! Falta pouco.

Agora em relação ao Digits.bmp,o espaço destinado a ele não sofreu nenhuma alteração (não aumentou) e com isso o número do sorteio será minúsculo !

Pode me ensinar a alterar isso ???? Caso a resposta seja não,pode alterar para meu interesse ???

Fico no aguardo.

mutleey
09/01/2015, 01:35
As imagem que eu estava usando são estas...

http://www.4shared.com/zip/eNpYyYdxce/PsRockola_44.html?

descompacta e joga na pasta do psrockola.

Sandro_Alves
09/01/2015, 08:45
Vcs estão bom de engenharia reversa hein rsrsr
Devargar vai conseguindo, mas como disse é chato e quem faz tem que manjar.

sr p
09/01/2015, 13:30
As imagem que eu estava usando são estas...

http://www.4shared.com/zip/eNpYyYdxce/PsRockola_44.html?

descompacta e joga na pasta do psrockola.

Vou testar agora e te dou o feedback já já !

EDITADO: As imagens eu já até tinha modificado e colocado na resolução que encaixava na alteração que vc fez !!! Mas o que realmente está pegando mais é o espaço aonde a Digits.bmp entra: Vc não alterou de acordo com a BGCal.bmp !!!! O espaço da pontuação (Digits.bmp) ainda está como no original e assim fica desproporcional a imagem BGCal.bmp,entendeu o que eu quis dizer ?

Sandro_Alves

Vcs estão bom de engenharia reversa hein rsrsr
Devargar vai conseguindo, mas como disse é chato e quem faz tem que manjar.

Se tivesse o código-fonte e que tmb fosse o desenvolvedor,tudo seria muito mais fácil e mais limpo !

Mas como disse a vc,nesse programa há algumas possibilidades ! O mutleey já está no caminho certinho !

Uma pergunta para mim que está estudando programação com AutoIT: Quanto tempo vc demorou a aprender programação do zero até os dias de hoje no estado que vc está ? Uma curiosidade importante para mim ! Mas dependendo da resposta,nada mais vai me desanimar pq eu quero aprender muito isso !

Sei que vc programa com VB.

Sandro_Alves
09/01/2015, 15:53
ahh tem bastante tempo. mas com interrupções. já fiquei uns 3 anos se fazer nenhum codigo. Aí as vezes vc pega um programa como desafio e volta a programar de novo.
A questão de aprendizado é muito relativo. Uns tem facilidade, outros não. Uns tem tempo para estudar, outros não.
O que sempre digo é que tem que aprender primeiro a "logica de programação", o tal do algoritmo, como funciona as estruturas de : condição, repetição, variaveis, etc...
O grande problema e que todos querem começar de cima. Já com codigos prontos para analisar.
É igual auto escola, para pegar no carro tem que estudar o "livrinho" primeiro. mas ninguém gosta e nem tem paciencia.
Aprendendo da maneira correta, vc não fica preso a 1 linguagem. Vc vai ter uma linguagem preferencial, que se dedicou e tem mais conhecimentos, mas se for um programinha simples vc consegue fazer em qualquer linguagem, pois conhece o "mecanismo das coisas".

Sempre usei VB porque é facil demais. Inclusive para se construir a GUI.
Mas Python por exemplo decidi aprender e em pouco tempo ja fiz: jukebox, jogo do mario, jogo de cartas, etc...
Autoit é a mesma coisa. Traço um plano do que meu software vai precisar -- vou no help procurar as funçoes que preciso -- e logo consigo um codigo funcional.

Só a parte "lógica de programação", chuto uns 6 meses a 1 ano para ficar bem a vontade. depois disso vc escolhe uma linguagem e se dedica a ela.

sr p
09/01/2015, 18:24
Vou mudar a pergunta: Quando vc iniciou os estudos sobre programação ? Diz + ou - o ano para eu ter uma ideia ???

É igual auto escola, para pegar no carro tem que estudar o "livrinho" primeiro. mas ninguém gosta e nem tem paciencia.

Entendi muito bem isso ! 'Pulando as etapas',não é ?

Outra: VB ou AutoIT ? Se tiver algo para me ajudar nos meus estudos,te agradeço.

OBS: Se continuármos com esse assunto os admins vão acabar nos mudando de tópico né ? Rs...

Belini,se achar correto,pode mudar !

mutleey

Olha como ficou:

*Original (como uso atualmente):

https://vimeo.com/116363120

*Com o seu .exe:

https://vimeo.com/116363179

Agora observe que a imagem Digits.bmp não casa o quadro preto com a parte branca,que seria o tamanho ideal para o tamanho da BGCal.bmp !! Aumentou a BGCal.bmp,tem que aumentar a Digits.bmp !!! Teria que aumentar a parte preta tmb !

sr p
11/01/2015, 20:02

Bom,caso alguém possa me ajudar nesse detalhe,vou agradecer pela gentileza. O post #15 já amostra o que pretendo !

Aguardo a boa vontade de todos !!!!